top of page

Do Laboratório para a Sala de Aula

Pesquisadores criam cartilha para abordar qualidade da água nas escolas

Oficina de Monitoramento da Qualidade da Água na Semana Acadêmica de Bela Vista-MS. Foto: Prog. Apa para Todos

Fazer o serviço de coleta de amostra e verificações da água é um processo difícil e minucioso, porém para os pesquisadores do Projeto “Monitoramento da Qualidade da Água na Bacia do Apa”, contemplado pelo Programa Apa para Todos, o grande desafio foi transformar toda essa informação técnica em conteúdo agradável e com linguagem acessível para professores e alunos. Mas eles venceram o desafio e produziram a cartilha “Cuidado com a Água”.

“Nossa ideia é que o professor, que é um agente multiplicador de conhecimento de qualidade da água, tenha nessa cartilha o apoio para poder difundir e divulgar os conceitos descritos. Dessa maneira os alunos poderão ter um melhor entendimento sobre o que é a qualidade da água e como podem preservar e auxiliar na manutenção dessa qualidade. Eles também poderão indicar possíveis problemas de contaminação e de impactos que estejam ocorrendo. Ou seja, é um material voltado para a multiplicação de conhecimento, com uma linguagem mais coloquial e de fácil entendimento”, explica Dra. Keila Ferreira de Oliveira, coordenadora do projeto.

PMA de Bela Vista-MS deu apoio para coleta de amostras da água do rio Apa. Foto: Prog. Apa para Todos

A cartilha traz um apanhado geral sobre os conceitos e termos laboratoriais utilizados pelos pesquisadores. “Sabe quando fazemos exame de sangue e perguntamos ao médico o que significam todos aqueles termos? É isso que a equipe de monitoramento fez. Produziram uma cartilha onde podemos entender todos os termos do exame da água”. Exemplifica Synara Broch, coordenadora do Programa Apa para Todos.

A cartilha “Cuidado com a Água” foi produzida pela professora Dra. Keila Ferreira de Oliveira, coordenadora do projeto, Cleiton de Oliveira Santos, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PGTA/UFMS) e Leonardo Robles Soares, acadêmico de Engenharia Ambiental.

O projeto teve como meta verificar as alterações nas características físicas, químicas e biológicas da água, decorrentes de atividades humanas e de fenômenos naturais. As coletas foram realizadas com o apoio do 2° Grupamento da Polícia Militar Ambiental de BelaVista-MS. O trabalho possibilitou a caracterização do estado atual das águas do Rio Apa. As informações levantadas podem ser utilizadas como subsídios para o processo de gestão integrado. Ou seja, com esses dados os gestores públicos de Bela Vista (BR) e Bella Vista Norte (PY) podem planejar programas e ações para o uso sustentável da água.

Esta matéria integra a edição nº 19 da Revista Aguapé.

bottom of page