top of page

6 formas de garantir um carnaval sustentável


Neste carnaval, que tal curtir sem culpa? Listamos seis atitudes super simples para uma folia sustentável:

1 – Customize sua fantasia

Para os foliões que não perdem a chance de se fantasiarem no carnaval, a data é boa também para a customização. Vale uma máscara feita com embalagens plásticas vazias – que iriam direto para o lixo – (veja aqui) ou ainda ou ainda trocar algumas peças com amigos e angariar outras em brechós.

2 – Cuide bem do seu copo durante a folia

Trocar o copo de plástico por um copo retornável é um excelente começo para quem às vezes não ficou assim tão empolgado em se fantasiar. Só com essa substituição é possível reduzir até 80% do lixo. Se a festa é por sua conta, aproveite a oportunidade para investir em copinhos mais duradouros. Algumas empresas vendem copos personalizados que servem de lembrancinha pros convidados ou podem ser devolvidos no fim da festa pelo preço que custaram.

3 – Escolha um destino que respeite o meio ambiente

Na hora de viajar, prefira destinos que se comprometem com a população local, a preservação da natureza e o consumo sustentável. E, se precisar ficar em hotéis, dê preferência à aqueles que realmente se importam com o planeta. Seja por meio do uso de lâmpadas econômicas, por utilizarem um sistema de energia alternativo, que tenham programa de reciclagem e compostagem do lixo orgânico, que utilizam chuveiros com baixo fluxo e que tenham respeito pelos hóspedes, funcionários e pela comunidade local.

4 – Respeite os locais para fazer xixi

Não vale bancar o ecologicamente correto sem segurar o xixi. Respeite os lugares designados pela organização da festa e, se estiver na rua e não encontrar banheiros públicos ou químicos, vale pedir para usar o banheiro de algum comércio ou restaurante.

5 – Reserve energia para as comemorações

Vai viajar no carnaval? Não se esqueça de retirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada. A economia de energia é positiva para o planeta e também para o bolso: uma pesquisa do mostra do Instituto Akatu indica que desconectar os aparelhos fora de uso economiza até 80% de energia.

6 – Vá de carona

Além da iniciativa ser ecologicamente responsável (menos carros, menos emissão de gases poluentes), ir de carona também é uma boa opção em épocas como o carnaval, onde a maioria das pessoas querem beber e às vezes todas elas precisariam dirigir. Vale combinar com os colegas e escolher o motorista da vez!

Tags:

bottom of page