top of page

Empresa faz seletiva para Programa de Cessão de Equipamentos de triagem de materiais recicláveis


A empresa de embalagens Tetra Pak, desde 2008, desenvolve um programa anual para auxiliar cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil a adquirirem uma infra-estrutura adequada para triagem. Nesse programa, as entidades são selecionadas para receber equipamentos básicos de triagem em comodato. Os equipamentos disponíveis atualmente dentro deste programa são: prensa enfardadeira vertical, balança eletrônica de piso, esteira de triagem, transpalete e empilhadeira semi-elétrica.

Critérios Para se inscrever no programa de cessão de equipamentos da Tetra Pak, as entidades interessadas devem entrar em contato pelo email falecom.meioambiente@tetrapak.com.

Os requisitos mínimos para uma organização estar apta a participar do processo seletivo de cessão de equipamentos de triagem em comodato são:

(i)Ser uma cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis; (ii)Possuir documentação regularizada e válida (CNPJ, Inscrição Estadual, Estatuto, Ata de Assembléia e de Eleição da Diretoria Atual, comprovante de posse/aluguel/uso regular do terreno no endereço onde os equipamentos serão instalados); (iii) Fazer triagem de material reciclável proveniente de coleta seletiva (e não com o lixo orgânico misturado); (iv) Fazer a separação e comercialização correta das embalagens longa vida para reciclagem; (v) Necessitar realmente dos equipamentos requisitados, conforme avaliação in loco dos consultores da empresa; (vi) Se comprometer com a instalação, uso e manutenção adequada dos equipamentos a serem cedidos; (vii) Estar localizada em local seguro e adequado para a instalação e operação dos equipamentos; e (viii) O equipamento deve impactar positivamente no aumento da organização e produtividade da cooperativa/associação.

Além do cumprimento desses requisitos, a Tetra Pak também possui critérios de priorização que são utilizados para selecionar as cooperativas e associações a serem apoiadas em cada ano. São eles: (i) O volume de material recebido mensalmente e no seu potencial de triagem após a instalação do equipamento; (ii) A localização em municípios mais populosos e com maior potencial de consumo; (iii) A participação em programas de coleta seletiva municipais através do recebimento dos materiais recicláveis coletados; (iv) A avaliação estratégica da Tetra Pak em termos de sua abrangência nacional de atuação; (v) A disponibilidade de orçamento para realizar esse investimento; (vi) A viabilidade logística.

As entidades aprovadas nessas etapas estão aptas a receberem o apoio da Tetra Pak com a cessão em comodato dos equipamentos de triagem.

O processo de cessão de equipamentos continua com a aprovação do investimento pela matriz Tetra Pak, passando pela assinatura do contrato de comodato (que devem ser realizados diretamente entre a Tetra Pak e a cooperativa/associação), até a compra e entrega do equipamento na entidade selecionada.

As entidades que recebem equipamentos em comodato da Tetra Pak são monitoradas periodicamente para verificação da necessidade, utilização e do estado do equipamento.

As cooperativas/associações que se inscreverem, mas não forem selecionadas no processo seletivo de determinado período, receberão um comunicado explicitando as razões de não terem sido contempladas e o que devem fazer para tornarem-se aptas a concorrer no próximo ciclo do programa.

bottom of page