top of page

Aprender Brincando: Programa Rio Apa para Todos lança livro de figurinhas "Maravilhas da Bacia


Imagem: Apa para Todos

Nesta quarta-feira (05/10) o programa multidisciplinar " Rio Apa para Todos" da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) fará o lançamento e a oficina de utilização do material didático-pedagógico "Maravilhas da Bacia do Apa" no Município de Bela Vista - MS.

O material didático-pedagógico "Maravilhas da Bacia do Apa" se assemelha aos álbuns usados pela criançada (e muito adultos também) para colecionar cartinhas de times de futebol, mas com um forte componente educacional. Terá 16 páginas em formato A4 e 80 figurinhas autoadesivas, tiragem de três mil exemplares onde estão retratados a Fauna e a Flora da bacia do Rio Apa. Foi confeccionado para atrair o público infanto-juvenil que poderão colecionar e trocar figurinhas e reunir com os colegas para apreciá-las.

"Abordarmos bichos, plantas e paisagens próprias da região, promovemos o envolvimento da escola na valorização da biodiversidade local. E, ao valorizarmos as riquezas naturais de uma localidade, esse ‘brincar com cartinhas do lugar’ se torna um rico processo de Educação Ambiental”, conta o professor da UFMS Paulo Robson de Souza.

As fotos foram produzidas pela própria equipe do projeto durante expedição à bacia do Apa, municípios de Caracol, Ponta Porã, Bela Vista e Antônio João, em maio de 2015. Também serão usadas fotos do acervo do projeto Pé na Água/UFMS/CNPq (2008), que incluiu em suas pesquisas de campo esses quatro municípios, bem como os demais municípios brasileiros que compõem esta bacia: Porto Murtinho, Bonito e Jardim.

A elaboração desse material está a cargo do professor Paulo Robson de Souza e das estagiárias Paola Gomes Silva e Carla Karine Oliveira Martins, do curso de Ciências Biológicas/UFMS. Nas pesquisas de campo, contaram com o apoio de Giuliano Pimenta, Keiti Larrosa (GEASF) e de Ana Taila da Silva Flores (estudante de Biologia UFMS/Polo Bela Vista), das professoras de Antônio João, Tânia Mattos e Maria de Fátima Dutra Rodrigues e também do apicultor Élvio Rodrigues Pereira.

O lançamento e a Oficina de utilização do material didático-pedagógico "Maravilhas da Bacia do Apa" será no dia 05 de outubro (quarta-feira), às 19 horas, no Polo de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil de Bela Vista (Polo UAB Bela Vista/MS).

Apoio: Programa de Extensão do Ministério da Educação (PROEXT 2015) /Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Parceiros: Laboratório de Prática de Ensino de Biologia; Grupo de Educadores Ambientais Sem Fronteiras (GEASF); Mulheres em Ação no Pantanal (MUPAN); Prefeitura Municipal de Bela Vista; Coletivo GEASF Jovem; Laboratório de Qualidade Ambiental (LAQUA); Laboratório de Estudos Rurais e Regionais- LER²/FAENG e Rede Aguapé de Educação Ambiental

bottom of page