top of page

Revista Aguapé nº 20 celebra os 15 anos de Rede Aguapé


A Rede Aguapé de Educação Ambiental do Pantanal está debutando! E como um rito de passagem, a revista de número 20 celebra todas as fases que ela passou sem esquecer que o futuro ainda muito reserva.

O projeto que a originou ocorreu entre os anos de 2002 a 2003. Desde que foi finalizado a Rede se manteve devido a membros que comtemplaram ações com edições da Revista Aguapé em seu projetos, o que as tornam únicas e especiais. Essa ajuda tornou a Revista Aguapé porta voz da educação ambiental na Bacia do Alto Paraguai (BAP). Verificar as edições, desde seu início, é fazer um passeio pela história da educação ambiental na região pantaneira.

A edição número 20 também destaca o Portal Rede Aguapé. No início, a internet era um artigo de luxo, poucos tinham acesso fora de seus locais de trabalho ou estudo, porém a Rede Aguapé a utilizava com maestria e ganhou reconhecimento além dos limites da bacia hidrográfica. Infelizmente, o portal ficou por um tempo fora do ar e problemas técnicos fizeram com que muitos materiais fossem perdidos.

Em 2016, por meio da ONG parceira Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan), foi aprovado o projeto “Portal Rede Aguapé- Pantanal sem fronteiras e em evidência”, apoiado pelo Fundo Socioambiental Casa. O site foi reestruturado. Juntando um pouco aqui e ali foi possível reaver parte do material perdido. Ainda falta muito, mas já temos muita coisa interessante disponível, como a radionovela Coração Pantaneiro, materiais didáticos do Projeto Pé na Água e todas as Revistas Aguapé digitalizadas.

Se lá no começo da Rede Aguapé a internet não era tão acessível, hoje estar conectado é quase fundamental. Assim o portal retorna valendo-se de redes sociais e de outras plataformas para aumentar a difusão de informações socioambientais.

Ainda comemorando os 15 anos, convidamos amigos que atuaram e ainda atuam na Rede Aguapé (muitos estiveram presentes na sua criação) para contar como foi esse processo e por que é tão importante manter a Rede ativa e animada.

Aqui em nosso Portal, estaremos disponibilizando conteúdo extra relativo à edição número 20 da Revista Aguapé ao longo do mês de julho. Você poderá conferir relatos Sou Aguapé na íntegra (texto ou vídeo), além de muita informação sobre Educação Ambiental.

Participe da Rede Aguapé você também! Acesse nosso Fale Conosco ou envie uma e-mail para rede.aguape.ea@gmail.com.

Faça o download da Revista Aguapé nº 20 AQUI ou visualize pela plataforma ISSUU AQUI.

Relembrar é viver. Boa leitura!

bottom of page