• c-facebook

© 2017 por REDE AGUAPÉ.

Apa para Todos faz oficina de consolidação de livro em Bela Vista-MS

01/12/2016

 

A equipe do Programa de Extensão Rio Apa para Todos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estará em Bela Vista, polo UAB, entre os dias 6 a 8 de dezembro para a consolidação do livro temático Rio Apa para Todos. No evento serão apresentados os conteúdos e capítulos que farão parte do livro que vai narrar toda a experiência vivida pelo. Os participantes da oficina, portanto, contribuirão ativamente com a publicação. “Neste evento estaremos fazendo uma construção coletiva na promoção do saber e conhecimento da Bacia do Apa”, ressalta a Coordenadora do Programa, Synara Broch.

 

O público alvo da Oficina professores, gestores, técnicos e tomadores de decisão e interessados no processo de planejamento e gestão hídrica. Haverá emissão de certificados aos participantes.

 

Apa para todos

 

O programa Apa para Todos propõe projetos na região da Bacia do Rio Apa, região transfronteiriça entre Brasil e Paraguai, cujas práticas e ações de extensão acadêmica objetivam o desenvolvimento de capacidades por meio da mobilização social, informação e comunicação junto a escolas, professores, educadores ambientais, jovens e comunidade em geral.

 

Estão sendo envolvidas cerca de três mil estudantes dos sete municípios da bacia em território brasileiro, junto a professores, secretários de educação dos municípios da bacia e lideranças locais, membros do Coletivo GEASF Jovem (Bela Vista), gestores públicos municipais e estaduais, entidades não governamentais do Grupo de Educadores Ambientais sem Fronteiras (GEASF), gestores públicos, entidades não governamentais, como Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan), e animadores da Rede Aguapé de Educação Ambiental.

 

O programa estabeleceu a relação entre ensino, pesquisa e extensão com abordagens multidisciplinares e trabalhou o tema cidadania quanto ao cuidado com as águas. Para tanto, foi vital participação de docentes e bolsistas extensionistas dos cursos de graduação de Engenharia Ambiental, Geografia, Biologia, Artes, Ciências Sociais e Tecnologias em Saneamento Ambiental da UFMS.

 

Os projetos contemplados no Programa são relativos à coleta e análise quanti-qualitativa do rio Apa; aos estudos dos aspectos relativos à biodiversidade e cuidados com a água; à percepção das questões socioculturais e paisagens naturais e o projeto de Educação Ambiental Apa para Todos.

 

Apa na Revista Aguapé

 

As atividades desenvolvidas em 2015 pelo programa Apa para todos foi o tema da revista Aguapé nº 18.

 

Faça o Download Aqui ou leia a revista pelo aplicativo issuu

 

Em 2016 o programa passou pela consolidação das ações e metodologias proposta por meio da realização de oficinas e seminários e também a distribuição de materiais informativos e avaliação dos resultados esperados. A publicação sobre o projeto tem previsão de lançamento no primeiro semestre de 2017.

 

Conheça mais sobre o programa apa para todos no site:

 

rioapa.sites.ufms.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload